Descreverei apenas a cultura dos indígenas, que reparto em dois grandes grupos:
1. Indígenas puros
2. Indígenas bantu
INDÍGENAS PUROS
São os khoisaans e vátuas, os primeiros habitantes dessa região antes das migrações dos povos bantu. São povos caçadores e recolhector de frutos silvestres. Durante a caça usam instrumentos rudimentares como arco e flechas envenenadas. Hoje esses indígenas são considerados como cidadãos angolanos, pois já em 2007 começaram a ter acesso ao Bilhete de identidade de cidadão nacional. Merecem hoje uma atenção especial do estado, assistindo-os socialmente.
INDÍGENAS BANTU
Povos que viviam antes na região entre o Lago Tchad e as margens do rio Níger a Sul imediato do Saara. Motivados pelo alastramento desse deserto e a procura de melhores condições de vida, os grupos étnicos Nganguela, Nyaneka e Umbundu, instalaram-se entre o planalto central do Huambo e no da Huíla.
a) Nganguela
Tem a cultura de alimar os dentes caninos do maxilar inferior. É considerado por outros povos como sendo muito complicado, a ponto de imperar uma máxima de que: havendo uma escolha entre matar uma cobra e um nganguela, convém poupar a cobra e eliminar o nganguela. Num casal, é melhor que o marido morra primeiro do que o contrário, pois as complicações serão: como é que foi possível a mulher morrer se você é quem dorme em frente?
É um povo muito dado a idolatria: as mulheres também trajam-se de palhaços e matam mesmo quando encontrarem uma pessoa como sua presa; os chamados kamutukulenos não precisam de usar a canoa para atravessar um rio, apenas chamam por jacarés que têm nomes de pessoas e lhes servem de veículos de travessia.